Regulamento

Composição das equipas

As equipas participantes na MIUP são constituídas por, no máximo, 3 elementos. Estes elementos devem respeitar as normas de elegibilidade do ICPC (ver Regional Rules, Team Composition e Eligibility Decision Tree).

Estudantes que sejam já possuidores de um grau de pós-graduação (3º ciclo), bem como estudantes que tenham já participado em duas finais mundiais, não são elegíveis.

Um estudante só pode concorrer por 1 instituição; Um membro da instituição representada deve comprovar a elegibilidade dos participantes;

Cada equipa deverá ter um Treinador (preferencialmente não participante) que servirá de representante da equipa antes e durante o concurso;

Inscrição de equipas

Cada Escola/Faculdade pode apresentar no máximo 2 equipas. Se houver mais do que 2 equipas de uma Escola/Faculdade, a organização irá aceitar as primeiras duas equipas a serem inscritas de forma regular.

As inscrições das equipas têm que ser feitas obrigatoriamente no prazo definido pela organização.

Poderá ser permitida a participação eventual de 3 ou 4 equipas da mesma Escola/Faculdade no caso de haver condições logísticas para tal. A escolha destas equipas ficará a cargo da organização da MIUP.

Ambiente de Trabalho

Cada equipa terá direito a apenas um computador, equipado de maneira semelhante a todas as outras equipas;

Cada equipa terá acesso aos compiladores de C, C++, Java e python 3.

Os programas deverão residir num ficheiro isolado e deverão obedecer às normas standard das linguagens. Será permitido o uso de STL no C++ e das packages de classes habituais do Java;

Material

As equipas estão impedidas de levar material em suporte informático ou calculadoras de bolso.

Cada equipa pode ter no seu espaço da sala da competição um máximo de 25 páginas A4 impressas (não é aceite material manuscrito) com um tamanho de letra igual ou superior a 9. Cada elemento da equipa pode usar uma cópia exacta deste material. As equipas também podem trazer réguas, compassos, lápis e canetas. Qualquer outro material de auxilio não será permitido, com excepção da documentação online disponível no ambiente da competição.

O material impresso tem que ser entregue ao júri da MIUP durante o processo de registo da equipa no dia da competição. Esse material será devolvido às equipas quando estas entrarem nas respectivas salas para a competição.

A organização irá providenciar folhas A4 brancas e canetas. As equipas podem trazer réguas e compassos, mas não podem utilizar outro material de escrita com excepção do fornecido pela organização.

Classificação

As equipas são classificadas de acordo com o número de problemas resolvidos;

Em caso de empate, serão classificadas pelo somatório dos tempos dos problemas resolvidos;

O tempo de um problema é igual ao tempo passado desde o início da prova até à sua submissão correcta mais uma penalização de 20 minutos por cada submissão errada para esse problema.

Serão atribuidos três prémios e cinco menções honrosas.

Desqualificação

Se uma equipa não cumprir com todos os pontos que constam do regulamento poderá ser desqualificada antes, durante ou depois da prova.

Apelos

Apenas a violação do regulamento ou desqualificações por má conduta podem ser sujeitas a apelo. As decisões do júri de aceitar ou rejeitar submissões são finais e não podem ser objecto de reclamação ou apelo.

Os apelos apenas podem ser apresentados pelo Treinadores das equipas.